domingo, 14 de julho de 2013

Consequências do diabetes


          O diabetes é uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares (infartos do miocárdio e acidentes cardiovasculares cerebrais que são os derrames cerebrais). Essas complicações podem começar a surgir quando o diabético não se trata e as taxas de glicemia não abaixam. A longo prazo, a falta de cuidados aumenta a chance de ocorrerem essas complicações.
          O diabético não tratado tem problemas com a coagulação sanguínea e consequentemente problemas na cicatrização, o que torna mais comum a ocorrência de processos inflamatórios. Observa-se assim a arteriopatia periférica: danos nos nervos periféricos sensitivos (perda da sensibilidade). Dessa forma, eles podem se machucar e não sentir, a ponto de perceberem alguma inflamação já no seu estado avançado, podendo levar até mesmo à amputação de membros. Com isso a probabilidade de ocorrer doenças na boca e nas gengivas também aumenta.

          Outra conseqüência do não tratamento seria a irrigação dos vasos ligados à visão, gerando a retinopatia diabética (as artérias que irrigam a retina se bloqueiam). A doença provoca também o glaucoma, que é uma hipertensão no globo ocular; e catarata, uma opacidade do cristalino. Tudo isso pode levar à perda parcial da visão e até mesmo à cegueira.
          Ao levar à insuficiência renal, a pessoa precisa ficar 4 horas à máquina de hemodiálise para que o sangue seja filtrado. Nesse caso, o diabético adquiriu a nefropatia diabética: o dano nas artérias renais faz com que os rins falhem no papel de eliminar impurezas e armazenar nutrientes. Problemas cardiovasculares também podem surgir, como é o caso da arteriosclerose coronária, provocada pelo acúmulo de gordura nas artérias coronárias, o que pode levar ao infarto. Hipertensão (alta pressão arterial) e derrame (interrupção do fluxo sanguíneo que chega ao cérebro ou ruptura das artérias) são outras complicações decorrentes.
          O diabetes é uma doença traiçoeira, é possível viver muito tempo com níveis elevados de açúcar no sangue sem nenhum sintoma, mas quando os danos se instalam, são irreversíveis. Por isso é tão importante a insulinoterapia no caso do diabético tipo 1; e no caso do tipo 2, manter uma vida equilibrada nos quesitos hábitos alimentares e exercícios físicos. A questão é essa: equilíbrio. Na sociedade de hoje é muito difícil fazer o controle glicêmico e manter uma vida saudável e equilibrada, mas para que na frente não se sintam as conseqüências da falta de cuidados, a atenção deve ser voltada para prevenção, pois como foi dito, ao adquirir algum destes problemas citados ao longo do post, os danos são irreversíveis, podendo levar à morte.
#vamossalvarvidas, Marlua Leite


CINGOLANI E. Horacio, HOUSSAY B. Alberto. Fisiologia Humana, 7ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)