domingo, 14 de julho de 2013

Contagem de carboidratos

       Além do uso de medicamentos, uso da insulinoterapia e da prática de atividades físicas, o controle da doença diabetes é feito através de uma orientação nutricional. Esta orientação é muito importante para manter os níveis glicêmicos os mais próximos possíveis dos níveis normais. Entre os métodos de controle, existe a contagem de carboidratos que é uma estratégia que consiste me contabilizar os gramas de carboidratos consumidos nas refeições.
       Essa estratégia nutricional é essencial para o tratamento do diabetes e é muito importante que ela esteja de acordo com o contexto de alimentação saudável, ou seja, aquela alimentação que disponibiliza todos os nutrientes necessários para o corpo humano. Os carboidratos devem de preferência ser provenientes de frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e leite desnatado.
       Os macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) estão diretamente relacionados com os níveis glicêmicos na corrente sanguínea. Eles geram energia quando metabolizados pelo organismo, assim eles são as fontes produtoras de glicose. Contudo, os macronutrientes não são totalmente absorvidos e convertidos em glicose em sua totalidade ou velocidade imediata. Por exemplo, somente entre 35% e 60% das proteínas são absorvidas e utilizadas em três a quatro horas e somente 10% das gorduras em aproximadamente cinco horas ou mais.
          Porém os carboidratos são quase totalmente utilizados; perto de 100% são convertidos em glicose em um tempo entre 15 minutos e duas horas. Dessa forma são os nutrientes que mais contribuem para o aumento da glicemia, por isso são aqueles regulados nessa estratégia de controle dos níveis glicêmicos, a contagem de carboidratos. Eles também são denominados glicídios, hidratos de carbono ou açúcares e os alimentos cuja quantidade de carboidratos precisa ser contabilizada são: os pães, biscoitos, cereais, macarrão, arroz e grãos, as frutas e os sucos, açúcar, mel e alimentos que contém açúcar. Além de alimentos como feijão, lentilha, ervilha e soja (que contém carboidratos e proteínas) e pizza e sopas (que contém carboidratos, proteínas e gorduras combinados).
        Há duas maneiras mais utilizadas na contagem de carboidratos: a lista de equivalentes e a contagem em gramas de carboidratos. O primeiro método consiste em agrupar alimentos de modo que cada porção corresponda a 15 gramas de carboidratos. A lista de equivalentes fornece a quantidade de cada alimento em que contenha esses 15 gramas. Por exemplo: duas colheres de sopa de arroz branco cozido, duas ameixas vermelhas ou 200 ml de iogurte light correspondem a esta quantidade, que seria uma unidade de substituto de carboidratos. Uma xícara de chá cheia de macarrão, 200 ml de iogurte não-light ou um cachorro-quente, por exemplo, correspondem a duas unidades de substituto de carboidratos, ou seja, 30 gramas. O segundo método consiste em analisar a refeição do indivíduo e somar a quantidade de carboidratos presente em cada alimento da refeição, obtendo-se as informações em tabelas e rótulos que disponibilizam informação nutricional dos alimentos. 

#vamossalvarvidas, Aline Rocha

Manual de contagem de carboidratos da sociedade brasileira de diabetes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)