terça-feira, 9 de julho de 2013

Diabetes Insipidus?


          O Diabetes Insipidus é uma outra classificação de diabetes que nada tem a ver com o nível de glicose no sangue. O primeiro é o Diabetes Insipidus Central que caracteriza-se por um mau funcionamento do hipotálamo, seja por lesão ou qualquer outro motivo, acarretando a não produção do hormônio antidiurético, a arginina-vasopressina ou ADH. Essa falta de hormônio anti-diurético faz com que as vítimas da doença urinem muitas vezes ao dia e tenham uma urina bem diluída, perdendo água do corpo. Os sintomas são urina em excesso e sede (para repor a água perdida do organismo). O segundo é o Diabetes Insipidus Dipsogênico que consiste por um defeito do hipotálamo relativo à sensação de sede, ocorrendo um aumento anormal da ingestão de líquidos e inibição da secreção de ADH, aumentando a produção de urina. Caso haja utilização de desmopressina ou drogas pode haver diminuição da urina, mas não da sede e ingestão de líquidos, causando intoxicação por água (redução da concentração de sódio no sangue e danos no cérebro). O terceiro é o Diabetes Insipidus Nefrogênico tem como característica uma insensibilidade dos rins a esse hormônio anti-diurético, havendo defeito nos túbulos renais, assim, não ocorre a concentração da urina de forma eficaz e ela sai diluída.
          Um outro subtipo do Diabetes Insipidus é o gestacional. Durante a gravidez há produção elevada de cistina aminopeptidase (oxitocinase ou vasopressinase), hormônio produzido pela placenta humana que degrada o ADH (antidiurético), ou seja, não há reabsorção de água nos rins e a urina apresenta-se diluída. Os sintomas também são polidipsia e poliúria.
         A doença precisa de tratamento, sendo recomendado nos casos graves a Desmopressina, um fármaco que tem atividade antidiurética. O agravamento da doença consiste em uma desidratação severa, hipernatremia (excesso de Sódio no sangue) e intoxicação por água. É necessário consultar um médico para que haja o diagnóstico correto e tratamento.         



#vamossalvarvidas, Luana Rodrigues


http://www.drjeffchandler.com/2012/09/diabetes-insipidus.html
http://www.tuasaude.com/desmopressina/
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302000000400004&script=sci_arttext
http://www.saudecomciencia.com/2008/09/diabetes-insipidus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)