domingo, 14 de julho de 2013

Diabulimia

                                  
A diabulimia é um distúrbio alimentar que ocorre principalmente em meninas adolescentes portadoras do diabetes tipo 1. Esse transtorno ocorre um pouco diferente da bulimia, que é quando alguém se sente culpado por comer muito e após as refeições tem o costume de vomitar o alimento que acabou de ingerir e logo a pessoa não absorve a energia que é necessária e acaba emagrecendo.
          Na diabulimia, os pacientes possuem o tipo 1 do diabetes, ou seja, são insulinodependentes, e como já foi explicado aqui no blog é a insulina que permite a entrada da glicose, energia, nas células.
Quando esse transtorno ocorre, a pessoa deixa de se aplicar a insulina pois quando não se usa a insulina a glicose não entra nas células e o corpo é obrigado e usar o estoque de energia do corpo que é o tecido adiposo e consequentemente a pessoa emagrece. Mas a que custo?

Quando o corpo utiliza a camada lipídica ela precisa ser quebrada porem quando ela é, os ácidos graxos liberam corpos cetônicos e, como também já foi explicado, uma alta liberação dessas cetonas causa cetoacidose, que pode levar a sérios problemas de saúde como a acidez do sangue, problemas renais e até a morte.
E isso tudo ocorre graças a esses padrões de beleza da atualidade que bombardeiam adolescentes, que são as mais vulneráveis a esses problemas, com um padrão quase impossível que acaba levando-as a comportamentos como esses que trazem grandes riscos às suas vidas
Por isso é importante que os parentes e amigos, também cuidem e fiquem sempre atentos a qualquer mudança de comportamento que possa ocorrer nesses pacientes pois é um transtorno grave e deve ser tratado como todos os outros.
                                                                   #vamossalvarvidas, Ana Carolina Plá








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)